Maria foi uma mulher muito sábia, possuidora de virtudes desejáveis a qualquer cristão bem informado. Deixamos aqui alguns dos ensinamentos básicos com podemos e demos aprender com a mulher escolhida para ser a mãe do filho de Deus.
Humildade Profunda: É possível perceber em varias passagens bíblicas o quão humilde Maria é, de postura simples, todos os seus atos são feitos em silencio, ela sabia que o seu dom era uma característica cedida por Deus e se alegrava muito em servir ao próximo.
Paciência de Ouro: Uma pessoa extremamente paciente, que sabia a hora pra tudo, para chorar, para pedir, para sorrir e para agir. Imaginem quantos momentos de provação ela passou? Imagem ver o seu próprio filho pregado na cruz sem poder fazer absolutamente nada? Mas mesmo assim ela sabia que era vontade de Deus e que tudo seria no seu tempo.
Poder de Oração: Maria era espirituosa, sempre em oração, mantinha contato direto com a sua crença, era centrada em Deus e na sua contemplação.
Obediência a Deus: Ela disse SIM, em todos os momentos, por maior que fosse o sofrimento, a provação... ela simplesmente aceitou o projeto de salvação divina, sem negar, sem reservas, sem questionar. Com certeza o SIM mais amoroso que um humano pode dar para a Terra.
Mãe do Amor: Apesar de todas as maravilhas e dificuldades, Maria foi mãe acima de tudo, como qualquer uma. Extremamente amorosa e contempladora do carinho de seu filho. Cheia de graça, adotou a humanidade assim que aceitou ter Jesus como filho.