Quando penso no caminho para ser feliz ou na construção de um grande amor, eu penso sempre numa grande árvore e como essa obra maravilhosa da natureza, capaz de aguentar tempestades e fortes ventos, surgiu de uma semente tão pequena. Essa semente, aos poucos, com pequenos esforços para criar as suas raízes e para furar a terra, foi capaz de, pouco a pouco, se tornar algo grandioso.
O caminho para uma vida feliz a dois também começa como uma pequena semente e, pouco a pouco, poderá tornar-se algo maravilhoso, e esse amor que nutrem poderá resistir às piores tempestades.
Como uma semente que cresce aos poucos, nós também podemos fazer pelo menos 8 pequenas coisas, diariamente, para tornar um casamento mais feliz.
1. Parar para dizer um “bom-dia”, para dizer “eu te amo”
Alguns estudos já comprovaram que a forma como nós passamos os primeiros minutos de uma manhã, ou até de um fim de tarde em casa, influencia o ambiente que se irá viver no resto do dia, ou da noite. Quando acordamos de manhã, qual é a primeira coisa que fazemos? Será que escolhemos sorrir, olhar para o nosso lado e dizer um “bom-dia” cheio de amor? Ou quando o marido (ou esposa) chega a casa, será que se para tudo para dar um beijo, ou um abraço, e perguntar como correu o dia?
São pequenos gestos que podem alegrar a vida de um casal logo no início do dia ou no final de um dia de trabalho.
2. Divertir-se a dois
Um casal feliz é um casal em que a diversão é realizada a dois. Howard Markman, PhD e codiretor de centro para estudos da família na Universidade de Denver, afirmou que “existe uma correlação entre a diversão e a felicidade no casamento”, ou seja, um casal é mais feliz se existirem momentos de diversão entre os dois. Esses momentos podem ser brincadeiras a dois no lar ou uma ida ao parque de diversões sem as crianças.
3. Elogiar sinceramente e celebrar quando algo de bom é feito
Muitas vezes, ouvimos dizer que é importante o apoio mútuo quando alguma coisa corre mal, como perder um emprego, por exemplo. Mas, e quando algo de bom acontece, será que somos capazes de elogiar e celebrar quando quem amamos faz algo de bom?
Não devemos guardar os elogios para os grandes acontecimentos, como uma promoção no emprego, mas devemos saber elogiar até quando um marido é finalmente capaz de dobrar uma camisa direito ou quando a esposa prepara um jantar maravilhoso. Pesquisas concluíram que elogiar é tão, ou talvez mais, importante do que saber apoiar quando algo mau acontece.
4. Conversar sobre os problemas
Discutir é sinônimo de debater os problemas. Muitas vezes, os problemas são ignorados porque se tem receio de criar confusão. É normal uma pessoa ficar chateada quando algo está errado. No entanto, é preciso ter cuidado e saber distinguir entre situações que podem realmente ser problemáticas – como esquecer de ajudar a arrumar a casa e deixar tudo para a outra parte – e situações que são pequenas e fáceis de resolver – como uma tampa fora do lugar ou uma toalha no chão depois de um banho.
5. Falar sobre todo o tipo de coisas
Charles Orlando, autor do livro “O problema das mulheres… é o homem” (“The problema with Women…is Men”) afirmou que “partilhar a rotina das nossas vidas com o cônjuge, independentemente de quão insignificantes sejam os detalhes, é capaz de nutrir a ligação e a intimidade do casal”. Detalhes como o que comeu no almoço durante o dia de trabalho ou contar sobre o que se fez durante o dia é muito importante para cada um saber o que se passa na vida do outro. Esse tipo de informação, apesar de parecer pequena, aumenta muito a cumplicidade e a intimidade do casal. Nunca deixem de contar, e de perguntar, como foi o dia da pessoa que está ao vosso lado.
6. Vão para cama no mesmo horário
Segundo o psiquiatra e pesquisador Mark Goulston, os casais felizes dificilmente vão dormir em horários diferentes. “Vão para cama no mesmo horário, isso faz toda a diferença na qualidade do sono e na vida sexual”.
Outros:
- Cultivam interesses comuns
- Caminham de mãos dadas ou vão um ao lado do outro
- Confiam e perdoam
- Se centram mais no que seu companheiro(a) faz de bom do que no que faz de mau
- Dizem “eu te amo” e “desejam bom dia” todas as manhãs
- Dizem “Boa noite” todos os dias, independentemente de como se sentem
- Ligam ou enviam mensagens um ao outro ao longo do dia
- Se sentem orgulhosos de estarem juntos
Via: Letra da Vida