Ilustração: Uol |
Ontem uma imagem chocante, divulgada por vários veículos de comunicação, comoveu o mundo. A foto mostra um menino afogado em uma praia na Turquia.
A criança, que tinha apenas 3 anos de idade, era um refugiado sírio e morreu enquanto tentava chegar à Europa com a sua família, fugindo do Estado Islâmico.
Além do menino, outras onze pessoas morreram na mesma ocasião, depois que o bote em que estavam afundaram no mar, em uma região próxima a península de Bodrum. Eles tentavam chegar à ilha grega de Kos.
De acordo com o governo grego, outras cinco crianças também morreram na tentativa de travessia. Milhares de refugiados tentam chegar à Europa através da ilha.
Depois que a foto ficou conhecida, causando uma grande comoção e também revolta, um pergunta surgiu: quem era aquele garotinho?
O garoto da foto se chamava Aylan e era um menino curdo de Kobanî, uma cidade que se localiza ao norte da Síria. Esse ano a localidade enfrentou fortes conflitos estre o grupo Estado Islâmico e combatentes curdos.
Ele tinha um irmão chamado Galip, de 5 anos, que também morreu no acidente, assim como a sua mãe Rehan. Apenas o pai dos garotos, Abdullah, sobreviveu ao afundamento do bote.