A EXISTÊNCIA DE DEUS E A HISTÓRIA DO BARBEIRO
Um homem foi ao barbeiro e, como de costume, começaram a conversar sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem, eles entraram no assunto sobre Deus. O barbeiro disse: - "Eu não acredito que Deus exista como você diz".
- "Por que você diz isto?" - o cliente perguntou. - "Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas".
O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta, para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu. Naquele momento, o cliente viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia bem sujo e mal tratado.
Então o cliente retornou à barbearia e disse: - "Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem!" -"Como assim eles não existem?" perguntou o barbeiro, -"Eu sou um".
-"Não!" - o cliente exclamou, "eles não existem, pois se eles existissem não haveriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está ali na rua. - "Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas".
- "Exatamente!" - afirmou o cliente. - "É justamente isso que acontece com Deus. Ele existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo".
"Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis" [Romanos 1:20].