Após a trajetória gloriosa de Joaquim Barbosa, surge em meio as cinzas da impunidade, um brasileiro chamado Sérgio Moro.
Em um momento onde as esperanças dos brasileiros já estavam sendo soterradas pela lama da corrupção e um povo ávido clamava por justiça, eis que surge de dentro das portas do Poder Judiciário, o Juiz Sérgio Moro!
Quase que como em resposta aos suspiros de uma nação, ouve-se o brado de alguém que não tinha medo: Justiça!
Herói ou Vilão?
As opiniões se dividem. No entanto, o juiz Sérgio Moro vem protagonizando o papel principal no julgamento de uma das mais intrigantes histórias de corrupção e mentiras já vividas pelo povo brasileiro.
Isto porque estão envolvidas autoridades do mais alto escalão e pessoas que talvez nunca imaginasse que os crimes praticados na escuridão da impunidade, viessem à tona.
Sérgio Fernando Moro, um juiz federal que ganhou notoriedade por ser o responsável pelo julgamento do maior caso de corrupção já apurado no Brasil. Natural de Maringá no Paraná, possui 44 anos, casado com Rosângela Wolff Moro e tem dois filhos.
“Formou-se em direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, tornando-se juiz federal em 1996. Também cursou o programa para instrução de advogados daHarvard Law School em 1998 e participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.” Wikipédia
Além de galã, é Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é juiz federal da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, ministra aulas deprocesso penal na Universidade Federal do Paraná(UFPR) e comanda a operação Lava Jato.
A frente da Operação lava Jato, fez tremer as bases sólidas dos grupos que pensavam não ser possível se levantar alguém disposto a praticar a verdade e que não tivesse um preço.
Quem mais teria a coragem de grampear o ex presidente Lula e a sorte de ser no momento em que conversava justamente com a Presidente Dilma e divulgar as gravações?
Um grampo não pode ser considerado mais grave do que as nuvens de corrupção que cobre a nação brasileira!
Quem mais teria coragem de revelar a podridão que se escondia no mais alto escalão da República Federativa do Brasil?
Ele só não conseguiu fazer tremer os céus, no entanto, estremeceu as bases políticas do PT, partido que parecia estar acima do bem e do mal.
Levou ao desespero o ex-presidente Lula, a ponto de correr para a presidência e suplicar um Ministério, para não cair nas garras de Moro!
E chegou a suplicar em outras palavras: Moro, tenha compaixão de mim! Ao mencionar a frase: “Espero que o Juiz Moro seja justo comigo” A Nação inteira espera!
O ministro João Otávio de Noronha, presidente da 3ª turma do STJ, se posicionou no seguinte sentido: “A atitude do juiz Moro, gostem ou não, certa ou errada, revelou a podridão que se esconde atrás do poder. Se alguns caciques do Judiciário se incomodam ou invejam, lamento. Moro não é famoso porque está na imprensa, mas porque julgou uma causa que tinha como partes autoridades brasileiras. O Brasil precisa de muitos Moros e nós do Judiciário temos que garantir a justiça de 1º grau.”
O mais antigo membro do STF, Celso de Mello, defende Sérgio Moro e diz que impeachment não é mero golpe!
O Ministro do STF criticou aqueles que classificam como golpe o processo de cassação da presidente da República e elogiou a atuação do juiz federal Sérgio Moro e da operação julgada por ele na Justiça Federal, a Lava Jato e declarou em vídeo postado no You Tube:
"A figura do impeachment não pode ser reduzida à condição de mero golpe de Estado porque o impeachment é um instrumento previsto na Constituição democrática brasileira que está em vigor no nosso País".
E continuou dizendo: “O juiz Moro vem agindo de acordo com o que a Legislação diz e jamais a Lava Jato, que tem capacidade de expurgar a corrupção do País, pode ser a causa isolada da crise econômica"
A grande verdade é que pessoas íntegras não se encontra em qualquer esquina desse País.
Mas e quanto as pessoas que insistem em intitulá-lo como vilão?
Ele não só é herói como também é um brasileiro que conseguiu o respeito da maioria da população, já existem municípios que suspiram: Ah se ele fosse presidente!
Não precisaria ele ser presidente, precisaria existir outros Moros, capazes de desafiar o grande esquema de corrupção existente no Brasil, independente do grau de importância dos envolvidos.
Nesse sentido, muitas pessoas publicam nas redes sociais que Sergio Moro na verdade só faz trabalhos dantescos, em razão do seu salário que beira os 80 mil reais.
Na verdade o salário de Moro não chega a esse valor, uma vez que o limite salarial de um funcionário do judiciário deve ser o salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal, equivalente a R$ 39,2 mil, aproximadamente.
Existem vantagens salariais, no entanto, um argumento forte para defende-lo é o fato de que ele não está recebendo de empreiteiras e sim do seu trabalho, adquirido graças a realização de concurso público.
Rui Barbosa teria orgulho de ver a forma destemida e corajosa com que atua em seu ofício. Se estivesse vivo hoje, talvez, ao contemplar as atitudes de Moro, não tivesse motivos para escrever a frase:
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Honestidade é uma qualidade inerente ao caráter e não precisa ser provada! As atitudes falam por si.
*Advogada, Juíza Arbitral, Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira. Twitter: @DolanePatricia_ You Tube: DOLANE PATRICIA RR. #dolanepatricia FACEBOOK Dra Dolane Patrícia. INSTAGRAM: DRADOLANE_PATRICIA