Por Karen Terahata, para Sem Transtorno (imagens: reprodução de TV)
Na manhã desta quarta-feira (07), o padre Fábio de Melo esteve no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da TV Globo, e causou surpresa ao contar diante das câmeras que sofreu uma crise de ansiedade na madrugada de sábado para domingo.
Fátima falava com outra convidada, a atriz e cantora Mariana Rios, a respeito da violência no Rio de Janeiro. Mariana dizia que não tem conseguido sair de casa ultimamente: “Eu estou muito preocupada, virou quase uma coisa de pânico mesmo, hoje em dia eu vivo nesta cidade com medo”, desabafou. Neste momento, padre Fábio entrou na conversa: “E você sabe que essa coisa do pânico… eu tive no domingo.” E prosseguiu: “Eu tive sintomas muito estranhos, uma ânsia de vômito, mas sem nada me fazendo mal… falta de ar, dor no peito… aí fui, fiz todos os exames, e não tinha nada. Fiquei internado no domingo para investigar, e aí o médico disse isso… o mesmo a enfermeira que cuidou de mim… “Padre, isso é ansiedade, tem muita gente aparecendo aqui assim”.”
Em seguida, Fábio de Melo disse que precisamos racionalizar o perigo. “Se a gente não racionaliza as coisas, até mesmo o perigo que a gente enfrenta, a gente vai criando neurose. Eu me vi no domingo tendo sintomas”. Fátima, então, comentou que qualquer pessoa está suscetível a isso. Já o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar, que também integrava o grupo de convidados, falou divertido: “Se o padre tem crise de pânico, eu vou ter um ataque cardíaco!”
Padre Fábio de Melo entrou na brincadeira: “O mundo está perdido!”
Padre Fábio de Melo entrou na brincadeira: “O mundo está perdido!”
A revelação do padre confronta com a crença de que os transtornos de ansiedade (ou da mente) são problemas unicamente espirituais. Mesmo com a crescente divulgação e esclarecimento sobre o tema em diversas frentes de comunicação, muitos pacientes ainda convivem com o errôneo julgamento de familiares e de pessoas próximas, que insistem em afirmar tratar-se de falta de fé.