"Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos Céus." Mateus 5:44-45
Uma vez ouvi as seguintes palavras:
"Perdão é uma questão de bom senso. Quando você não perdoa, é como se estivesse tomando várias doses de veneno. Quem não perdoa se auto-enclausura e está preso nas amarras da mágoa."
Nestes dias o que mais temos visto são pessoas amarguradas, magoadas e cheias de feridas pela falta de perdão. Vivemos em um mundo de assuntos mal resolvidos e infelizmente muitas vezes sofremos esse "problemão" (porque realmente é) dentro da igreja. Mas não é certo que isso aconteça com ninguém muito menos com a noiva de Cristo (nós=igreja). O Senhor Jesus nos concedeu e concede perdão sempre. Então porque nós não perdoamos? A verdade é que se você é perdoado não tens o direito de não perdoar. O pior de tudo é que falta de perdão te prende em cadeias.
Você pode se tornar uma pessoa amarga por conta disso. Calejada. Triste. Enfim, acaba atraindo maldições sobre você. Porém, Deus quer que você perceba que Ele quer que você expresse o amor Dele através do perdão. Se você tem buscado o caráter de Cristo, se tens buscado se parecer com o Senhor, vai ter que perdoar.
E quando, de fato, o caráter de Cristo opera em nós, perdoar não é um peso e sim uma graça.
Talvez lendo isso tudo você pense: "Você não sabe o que eu passei. Não sabe o que fizeram pra mim. São coisas terríveis. Como perdoar?"
Você está certo. Não sei o que fizeram a você. Mas sei que há um Deus restaurador, resgatador, que cura e que liberta você de toda a mágoa, dor, frustração, abandono, sofrimento e angústia. Ele quer que você prove da liberdade que há no amor Dele. A medida que você vai se envolvendo mais com o Senhor, você entende que o amor Dele é capaz de Superabundar sobre seu sofrimento. Ou seja, o amor Dele cobre o que você passou. Se sobressai. É muito maior. É muito amor. E a única coisa que Ele pede é: "Assim como eu Te perdoei, perdoe também."
Assim, você passa a provar de uma nova medida de graça e amor. Confie em mim quando eu digo que muitas vezes nós mesmos nos sabotamos, mas a verdade é que Cristo quer nos ensinar. Creia que isso acontecerá com você. Tenha fé pra perdoar. Tenha fé pra sair da prisão que se chama: Mágoa e Amargura.